Fábrica clandestina com toneladas de sabão em pó falsificado é fechada em Divinópolis
24/03/2025
(Foto: Reprodução) Apreensão ocorreu em galpão no Bairro Rancho Alegre, nesta segunda-feira (24). Polícia acredita que os produtos falsificados seriam distribuídos a comércios da região. PM fecha fábrica de sabão em pó falsificado em Divinópolis
A Polícia Militar (PM) descobriu, nesta segunda-feira (24), mais um esquema de falsificação de sabão em pó em Divinópolis. Desta vez, a fábrica clandestina estava funcionando em um galpão no Bairro Rancho Alegre e foi descoberto por equipes do setor de Inteligência da corporação. Dois responsáveis pelo local foram presos.
De acordo com a PM, cerca de 40 toneladas de sabão em pó falsificado foram encontradas. O material seria embalado em caixas com a marca OMO.
🔔Receba no WhatsApp as notícias do Centro-Oeste de MG
Além do produto, foram apreendidos 5 mil embalagens, 3 mil produtos prontos para o comércio, além de uma carreta e uma van utilizadas no transporte do material. A matéria-prima também levantou suspeitas sobre sua procedência.
A polícia acredita que os produtos seriam distribuídos a comércios da região. As investigações continuam para identificar outros envolvidos.
O local foi interditado pela Receita Estadual para que a perícia realizasse os trabalhos, e o Ministério do Trabalho foi acionado a comparecer no local por haver menores de idade trabalhando no momento da fiscalização.
Essa é a segunda fábrica clandestina de sabão em pó descoberta neste ano em Divinópolis. Em janeiro, outra operação localizou uma estrutura similar na zona rural do município.
Fábrica clandestina funcionava no Bairro Rancho Alegre em Divinópolis
Luísa Guimarães/TV Integração
Unilever
Em nota, a Unilever informou que está acompanhando de perto as investigações dos casos de falsificação de sabão em pó dos quais é vítima em cooperação com as autoridades policiais. Neste caso, não está sendo diferente.
Existem sinais que podem ajudar o consumidor a identificar casos suspeitos de falsificação de produtos, como:
A qualidade do fechamento do cartucho;
A cor, brilho e impressão: as embalagens produzidas em fábrica passam por controles que garantem o recebimento dos materiais conforme um padrão definido, portanto não é esperado uma variação significativa entre as embalagens;
A codificação primária (data de fabricação, validade e lote): produções em fábrica são feitas através de gravação a laser de forma destacada;
Cor, textura, perfume e performance do produto: padrão conforme o usual em comparação ao que consumidor está acostumado a usar.
O consumidor pode relatar os casos suspeitos para análise e orientação entrando em contato com nosso SAC pelo site https://www.unilever.com.br/contact/ ou no telefone 0800-707-9977.
LEIA TAMBÉM: Como identificar sabão em pó falsificado?
Sabão era embalado em caixas de marca conhecida nacionalmente
Luisa Guimarães/Tv Integração
Siga o g1 Centro-Oeste MG no Instagram, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas